domingo, 24 de maio de 2015

Segue alguns trechos de uma entrevista realizada com a professora Maria Clara que sempre teve em  sua sala de aula "crianças especiais":

"... O convívio social já possibilita o desenvolvimento de muitas competências na criança com deficiência..."

"... Acredito que o meu papel como docente é buscar recursos e oportunidades para o desenvolvimento das habilidades e competências da criança especial, fazendo com que a aproximação com os demais seja a melhor possível."

"...É muito gratificante quando você passa alguma atividade onde a criança com dificuldades consegue finalizar com êxito. "










"...Essa não é a primeira vez que trabalho com crianças especiais, mas o que sempre me traz de bom é poder enxergar o aluno por completo, a identificar potenciais individuais, descobrir e prestar muita atenção que cada indivíduo é diferente um do outro, independente de deficiência ou não. Aprendi a trabalhar de várias maneiras e a enfrentar muitas dificuldades diariamente."
   

Lorraine M. - "Meu amigo diferente é especial". "O João tem deficiência intelectual. As crianças da minha sala riam dele, inclusive eu. A gente não sabia o que era isso, até o dia em que a professora teve uma conversa bem séria e nos explicou sobre a deficiência intelectual, à partir daí, o João passou a ser nosso grande amigo e sempre ajudamos ele nas atividades que ele não consegue fazer sozinho, ele sempre me pede ajuda e eu fico feliz em poder ajudar."

Relatos e desenhos de crianças que tem um amigo diferente "Meu amigo diferente é especial"

 
Comentário  de L.G“Minha amiga diferente é especial”. “Conheci Fabiana na escola o ano passado, ela é muito legal.  Fala um pouco engraçado, no começo não entendi direito o que ela falava, mas já me acostumei. Ás vezes precisa de ajuda para fazer algumas atividades que a professora passa e eu fico muito feliz em poder ajuda-la. Quando tem aula de educação física, fica toda atrapalhada, mas eu sempre espero por ela ou então fico apressando para que a gente não fique por último.”


Comentário P.H.“Meu amigo diferente é especial”. “O meu amigo Fernando fica sentado o tempo todo na cadeira de rodas porque teve paralisia cerebral e não consegue mexer as pernas. Quando ele chegou na escola pela primeira vez a professora explicou para todo mundo. Ele faz quase tudo que fazemos, ele é muito inteligente e me ajuda em matemática. Ele é muito alegre e gosta de contar histórias. Ás vezes na educação física ele fica um pouco triste, mas a gente pega a bola e joga com ele”.